Amaciante Concentrado

A Girando Sol, marca líder regional de produtos de limpeza, participa no mercado com mais de 140 itens voltados à limpeza doméstica. Escolheu a ACDI para imergir nos negócios e reposicionar a marca. Antes da parceria com a ACDI, a Girando Sol já tinha reconhecimento no mercado de amaciantes tradicionais mas não conseguiam repetir o mesmo sucesso com o seu amaciante concentrado. Destacando que os amaciantes quase não tinham diferenças. Tendo isso em vista, ACDI ficou responsável em aumentar a percepção de valor no produto (sem aumento de custo), valor de marca e market share. Projetamos os estímulos sensoriais necessários para despertar lembranças afetivas e sobreescrever a memória do amaciante concentrado na mente dos consumidores.

Para unir memória e sensorialidade concluímos que o amaciante concentrado deveria passar a mensagem de feito a mão, verdadeiro, surpreendente. Buscamos referências na memória coletiva das pessoas e escolhemos os trabalhos artísticos Aquarela e Bordado para representar. Destacando a proximidade da Aquarela com diluição na água, logo associação direta com o ritual de lavagem de roupas; e o Bordado com o próprio tecido presente nas roupas que são usadas com o amaciante concentrado. Ambos estilos artísticos também foram escolhidos por suas características de delicadeza, impacto visual, detalhamento e encantamento. Além disso, todos esses fatores estão ligados ao conceito de frangância fina confirmada pela pesquisa como tendência e aplicada na execução do produto.

A partir de uma criteriosa pesquisa, levantamos informações sobre o comportamento das pessoas e como o mercado atua com esse público. Ficou claro 2 categorias de atuação, amaciantes concentrados de uso comum e amaciantes concentrados premium, além da tendência de fragância fina. Para uma abordagem multissensorial, projetamos o novo amaciante concentrado com: • Frasco exclusivo com formato arredondado; cintura definida e detalhes em alto relevo. • Rótulos com ilustrações de artistas especializados em aquarela e bordado; refinamento soft touch para aproximação da maciez e todos os pontos de contato com uma mensagem honesta e clara. • Divisão em 5 novas fragâncias e layouts diferentes (2 bordados e 3 aquarelas), sendo os bordados com tampa azul escuro e os aquarelas com tampa amarela.

A inserção do QR Code e a mensagem de não fazer testes em animais no verso do rótulo agrega ao novo comportamento do consumidor, onde este está mais exigente e consciente de suas compras. Com a aceitação do principal consumidor, fica mais evidente que quem já consome o amaciante concentrado vai continuar comprando porque está melhor, o público que não consumia por desconfiança começa a comprar e quem não conhecia a marca experimenta uma nova sensação. Ressaltando a particularidade do projeto, este se sobressai no perfeito alinhamento entre os valores da empresa com o do público alvo, nas estratégias elaboradas e no atendimento ao briefing.

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