Composteira Humi

A Composteira Humi (www.humi.eco.br) é um equipamento compacto, eficiente e higiênico, para transformar os resíduos orgânicos de uma família em adubo de excelente qualidade. Os resíduos orgânicos da cozinha são depositados na Humi e as minhocas os transformam em húmus. Quando a caixa de cima enche, sua posição é trocada com a outra caixa, que passa a receber os próximos resíduos. Quando essa segunda enche, as caixas são trocadas novamente e o conteúdo da mais antiga é retirado e usado no plantio. O excesso de líquido é armazenado na base coletora. Ele é extraído pela torneira e é um adubo.maravilhoso! A Humi não produz cheiro, é fácil de usar e é entregue pronta para uso. Possui capacidade para compostar 2 Kgs/dia de resíduos orgânicos, volume de uma família de 4 pessoas.

Os resíduos orgânicos (RO) correspondem a mais da metade do “lixo” produzido em uma residência brasileira. No Brasil, produzimos mais de 50 mil ton/dia de RO domiciliares. Destes, 99,6% são depositados em lixões ou aterros, em uma custosa logística que consume milhões de litros de combustível fóssil por dia, desperdiça nutrientes (recursos), diminui a vida útil dos aterros e produz milhares de m3 da gás metano (GEE) e chorume tóxico por dia. A Humi surge para resolver esse problema, empoderando as famílias para reciclarem os resíduos orgânicos em suas próprias residências. O termo Humi é a união dos radicais das palavras Humanidade/Humano/Húmus com Minhocas.

Além da Composteira Humi resolver o problema dos resíduos orgânicos, ela foi projetada para ser produzida com matéria-prima proveniente da reciclagem pós-consumo das caixas de embalagem longa vida. Para cada Composteira Humi produzida, reciclamos aproximadamente 1.200 caixas longa vida. Durante o desenvolvimento do produto, pensamos em todos os detalhes para facilitar o uso, aumentar a eficiência, melhorar a logística de transporte e estocagem e melhorar o bem estar das minhocas. A Composteira Humi surge para desmistificar a prática da compostagem doméstica e fazer com que a compostagem se torne uma prática comum nas residências brasileiras.

Diferente das composteiras convencionais, na Humi as minhocas não morrem afogadas quando caem na coletora. Além da ilha que as ajudam a retornarem para a caixa de cima, seu fundo inclinado direciona todo o composto líquido para a saída da torneira. As garras da tampa facilitam muito o manuseio diário, pois a apóiam na borda da digestora e libera as 2 mãos no momento do manejo. As paredes lisas facilitam a limpeza externa, As caixas digestoras possuem pequenos apoios para o fundo da caixa não encostar no solo no momento da troca das caixas. Esse detalhe evita sujar o chão e matar minhocas esmagadas. Além desses diferenciais, a Humi foi projetada para possibilitar a fixação de rodízios de silicone na ponta dos pés para facilitar seu deslocamento.

< Todos os trabalhos